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OLC

Como funciona a pilotagem?

Todo o sistema de comandos de voo do planador é igual ao do avião, e por isso costuma-se dizer que o planador é a alma do avião. A configuração tradicional de um planador se caracteriza por asas para sustentar o voo, estabilizador horizontal para estabilizar a movimentação de nariz para cima e para baixo, estabilizador vertical que estabiliza as possíveis derrapagens da aeronave quando em curva e pela fuselagem que acomoda os pilotos e liga as asas aos estabilizadores da cauda.

Comandos

Os comandos atuam através dos pedais e manche da cabine de comandos do piloto, os quais são transmitidos até as superfícies de controle (fora da cabine), as quais são defletidas, de forma a gerar forças aerodinâmicas que atuam no planador de forma a reproduzir 3 tipos de movimento: o movimento de nariz pra cima ou para baixo, nariz para esquerda ou direita e asas inclinadas para esquerda ou direita.

Cabine

Os planadores apresentam uma quantidade pequena de instrumentos no painel, uma vez que a maior quantidade de informações estão para fora da aeronave, como o terreno, os urubus, as nuvens, o vento, as outras aeronaves, os aeródromos e demais informações para tomadas de decisão no voo. O painel conta basicamente com velocímetro, altímetro, variômetro, bússola e GPS, utilizado para navegação.

Mais informações

Veja mais detalhes sobre a pilotagem de planadores no link abaixo.