(15) 3251-4368 / (15) 9 9806-8327 (WhatsApp)

OLC

O que são planadores?

Planadores são aeronaves sem motor que se sustentam no ar através de suas asas, ganhando altura através das correntes de ar provenientes de diferentes fontes de energia naturais, como as correntes térmicas, os voos sobre colina e ondas orográficas. Os planadores precisam ser lançados a uma determinada altura para que possam, a partir deste ponto, procurar por fontes de corrente ascendente para que ganhem altura. Quando os planadores saem da região de ascendentes, eles realizam uma trajetória levemente descente, como se fosse uma rampa suave, o que é chamado de planeio. Ao realizar essa rampa de descida, os planadores convertem a energia potencial (devido à perda de altura) em energia cinética, podendo acelerar e percorrer grandes distâncias. 

Planadores e urubus

É um estilo de voo parecido com o da ave urubu, a qual voa a maior parte do tempo sem bater asas, uma vez que não possui o corpo preparado para bater asas por muito tempo. Essa semelhança no estilo de voo faz do urubu o melhor amigo dos planadores, pois esta ave é um precioso indicador natural de correntes ascendentes. Voar acompanhado de urubus é sempre um sinal de possibilidade de ganho de altura; desde que eles não estejam procurando carniça!

O voo de planadores, ou voo a vela, como é chamada a modalidade aerodesportiva, nos permite voar por horas, de acordo com as condições meteorológicas do dia. O planejamento de um voo de planador parte do estudo de modelos especializados de previsão do tempo, para que se possa determinar qual a região e o tipo de fonte de ascensão disponível para o dia.

Voo de térmica

Em Tatuí, devido as condições geográficas, de vegetação e meteorológicas, apenas o voo através das térmicas pode ser realizado. As térmicas são correntes ascendentes que se formam através do aquecimento do solo proveniente da irradiação solar. O calor e umidade acumulados pelo tipo da coloração e vegetação do solo, cria um mecanismo de convecção natural, no qual o ar quente sobe por ter menor densidade; e conforme realiza sua ascensão, vai se resfriando e formando as nuvens em forma de algodão (cúmulus) através da condensação da umidade do ar. Sendo assim, os planadores aproveitam essa coluna de ar em ascensão.

Manter-se voando

O divertido é a estratégia de se manter voando, localizar as térmicas e percorrer grandes distâncias, sem consumir combustível e curtindo a paisagem e a natureza. Dias de boas condições meteorológicas para o voo a vela, e com pilotos experientes a bordo, os voos costumam durar perto de 6 horas, e percorrer distâncias de 500 km, o que parece uma mágica! O voo a vela realmente oferece uma oportunidade de realização de voos fantásticos, chegando até promover competições esportivas, nas quais o objetivo é completar um percurso pré-definido na maior velocidade média possível, decolando e pousando no mesmo aeródromo. As pontuações dos campeonatos são utilizadas para montar o ranking dos pilotos em nível nacional e internacional. No Brasil, o esporte é organizado pela Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), à qual o Aeroclube de Tatuí é filiado e ajuda a promover e sediar competições, bem como enviar seus competidores representantes para as competições Brasil a fora. O Aeroclube de Tatuí também promove o curso prático de piloto de planador e realiza seus voos de instrução e voos panorâmicos aos fins de semana e feriados. Venha viver essa experiência conosco!