Frota
O Aeroclube de Tatuí possui uma ampla frota de planadores e rebocadores, sendo uma referência nacional em planadores de madeira.
SZD-50 Puchacz
O Puchacz é um planador biposto de treinamento, asa média cantilever com empenagem traseira em média altura. Ele possui trem de pouso fixo, com bequilha no nariz e outra bequilha adicional na cauda (os modelos iniciais possuíam ski). A asa possui geometria levemente invertida e freios aerodinâmicos que sobressaem nas superficies do intra e extradorso da asa. O Puchacz é construído de fibra de vidro epoxi, protegido por uma camada de polyurethano com acabamento de gelcoat. Embora seja basicamente de fibra de vidro, tem reforço com estrutura de madeira na junção das asas e trem de pouso.
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Tripulação: Dois
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Comprimento: 8.38 m (27 ft 6 in)
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Envergadura: 16.67 m (57 ft 8 in)
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Altura: 2.48 m (8 ft 2 in)
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Area da asa: 18.16 m² (195 ft²)
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Aspect ratio: 15.3
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Peso vazio: 368 kg (811 lb)
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Peso máximo: 570 kg (1,256 lb)
IPE2B - Nhapecan
O Nhapecan II foi inteiramente fabricado no Brasil e fez seu primeiro voo em Fazenda Thalia no dia 16.08.83. Diferiu do modelo I por possuir perfil de asa mais eficiente (perfil Galvão) e menor envergadura. Com características mais próximas dos planadores biplaces de alta performance importados com custo e qualidade que lhe permitem competir com vantagem na comparação. Atualmente com 70 exemplares nos clubes e escolas, suas mais de 100.000 horas voadas em até 20 anos de operação, são a melhor confirmação de sua qualidade.
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Tripulação: Dois
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Comprimento: 8.54 m (28 ft 1 in)
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Envergadura: 14.60 m (47 ft 9 in)
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Altura: 1.90 m (6 ft 2 in)
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Area da asa: 17.4 m² (187.3 ft²)
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Peso vazio: 395 kg (870 lb)
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Peso máximo: 565 kg (1,245 lb)
LET L-13 Blaník
O L-13 Blaník é um planador biplace com asas de enflechamento negativo fabricado pela Let Kunovice (República Checa) desde 1956. É o planador de instrução primária mais difundido e utilizado no mundo. Logo que entrou em serviço ganhou popularidade por ser uma aeronave com baixo custo de manutenção, resistente e durável. Fácil de voar foi amplamente adotado pelo bloco soviético e largamente exportado para países da antiga "Europa Ocidental" e os Estados Unidos. Sua produção total atingiu 2.650 unidades. Mais de meio século após o seu primeiro voo o Blaník segue voando em diversos clubes pelo mundo.
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Tripulação: Dois
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Comprimento: 8.40 m (27 ft 7 in)
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Envergadura: 16.20 m (53 ft 2 in)
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Area da asa: 19.15 m² (206.1 ft²)
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Aspect ratio: 13.7
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Peso vazio: 292 kg (644 lb)
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Peso máximo: 500 kg (1,102 lb)
KW1 - Quero Quero
O KW-1 foi projetado pelo engenheiro Kuno Widmaier em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, tendo voado pela primeira vez em 18 de dezembro de 1969. Foram construídas 156 unidades distribuídas a diversos aeroclubes brasileiros e para a Força Aérea Brasileira. Muitos recordes foram estabelecidos no tipo, que é comumente utilizado como primeiro planador monoplace no curso de piloto de planador. Em 2017 ainda consta como o planador mais numeroso no Brasil. Em campeonatos está sempre entre os primeiros colocados da classe “Club/KW1”, quebrando recordes e conquistando insígnias “C de Ouro” e “Diamante”.
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Tripulação: Um
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Comprimento: 6.47 m (21 ft 3 in)
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Envergadura: 15.00 m (49 ft 2 in)
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Área da asa: 11.7 m² (126 ft²)
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Aspect ratio: 18.0
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Peso vazio: 185 kg (408 lb)
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Peso máximo: 280 kg (617 lb)
"Neivão"
O Neiva-B "Monitor", famoso entre gerações de pilotos brasileiros e reconhecido como "Neivão". O planador foi projetado e produzido em série por José Carlos de Barros Neiva, que se baseou no modelo Grunau Baby, o qual compunha maior parte da frota nacional da época. O Neivão fez seu primeiro voo em 1945 e teve 20 unidades fabricadas e distribuídas pelos aeroclubes, na "Campanha Nacional de Aviação". O planador é um excelente treinador, pois possui baixa carga alar, estol suave e boa estabilidade e qualidade de pilotagem, além de ser robusto estruturalmente. Por essas características e pela história de pioneirismo na industria de planadores nacionais e na instrução de voo, o Neivão é um dos treinadores mais famosos do Brasil. O Aeroclube de Tatuí possui uma das únicas unidades em condições de voo no mundo.
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Tripulação: dois
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Comprimento: 7.1 m (23 ft 4 in)
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Envergadura: 15.86 m (52 ft)
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Área da asa: 18.4 m² (198 ft²)
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Aspect ratio: 13.67
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Peso vazio: 215 kg (474 lb)
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Peso máximo: 375 kg (827 lb)